Saiba mais

 
A Fonoaudiologia é o estudo da comunicação humana, portanto ela tem uma área de atuação muito ampla, tendo uma série de especialidades dentro da mesma profissão.  
 
As duas grandes áreas da Fonoaudiologia são a  Audiologia e  a Terapia de fala, linguagem e voz. 
 
Na área de Audiologia é estudada a audição humana e suas interrelações.  Ela inclui a avaliação  da  função auditiva (audição) e da função vestibular (equilíbrio) e a  terapêutica não medicamentosa destas funções após diagnóstico e conduta do médico.  Nesta área também é estudada a prevenção  e controle da perda auditiva induzida por níveis de pressão sonora elevado em empresas ou ambientes ruidosos. 
 
Na área de terapia de fala, linguagem e voz é estudada a comunicação humana e suas diversa formas de expressão.  Nesta ramificação da fonoaudiologia são tratadas todas as inadequações de fala, linguagem e voz, ou seja, alterações congênitas ou adquiridas que dificultam ou impossibilitam uma boa comunicação oral ou escrita do indivíduo. O fonoaudiólogo vai atuar na prevenção, detecção e avaliação das inadequações da comunicação oral e/ou escrita e  trabalhará  em conjunto com o paciente,  a família, escola e outros profissionais, para a adequação  ou aperfeiçoamento das habilidades envolvidas nas diversas formas de  comunicação humana. (comunicação oral - verbal, comunicação escrita, comunicação gestual , representativa). 
 
Portanto o fonoaudiólogo poderá desenvolver o seu trabalho em clínicas, hospitais, empresas, escolas, teatros, televisão ou em qualquer outro local onde exista a necessidade de adequar ou aprimorar a comunicação .
 
Estas duas áreas da Fonoaudiologia são complementares , porque fazem parte da base do  "circuito da comunicação". Devido a complexidade de ambas, geralmente o fonoaudiólogo  se especializa e não atua em todas as ramificações da audiologia e/ou da terapeutica ou prevenção das alterações de fala , linguagem e voz . Mas a formação universitária do profissional inclui o conhecimento básico de ambas as áreas e dependerá da escolha de cada profissional suas áreas de atuação . 
 
 
LEIA OS NOSSOS CONTEÚDOS NAS SUBPASTAS AO LADO!